quarta-feira, 13 de abril de 2016

DICA IMPORTANTE:O manjericão e o mosquito da zika,dengue...






O manjericão
O Brasil enfrenta uma epidemia provocada pelo Zika Vírus, em 2016.
Com o pânico crescente e a falta de medicação preventiva da doença, surge uma alternativa vinda da natureza: o nosso manjericão ou basilico, como é conhecido na Itália.
Pelas suas propriedades aromáticas, a planta afasta moscas e mosquitos, atuando como repelente natural do Aedes aegypti.
O manjericão deve ser plantado no quintal ou deixado em vasinhos na varanda, na sacada ou janelas.
Espalhe esta dica. Compartilhe!
Além de garantir um sabor delicioso aos molhos e massas, ele pode ajudar a salvar vidas.
Zika Vírus é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya.
O vírus Zika teve sua primeira aparição registrada em 1947, quando foi encontrado em macacos da Floresta Zika, em Uganda.
Entretanto, somente em 1954 os primeiros seres humanos foram contaminados, na Nigéria.
O vírus Zika atingiu a Oceania em 2007 e a França no ano de 2013.
O Brasil notificou os primeiros casos de Zika vírus em 2015, no Rio Grande do Norte e na Bahia.

Causas

O contágio do vírus ZIKV dá-se pelo mosquito Aedes Aegypti que, após picar alguém contaminado, pode transportar o ZIKV durante toda a sua vida, transmitindo a doença para uma população que não possui anticorpos contra ele.
O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água durante cerca de uma semana.
Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas.
O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito adulto vive em média 45 dias. Uma vez que o indivíduo é picado, demora em geral de 3 a 12 dias para o Zika vírus causar sintomas.

ALFAVACA,MANJERICÃO E BASÍLICO
É a mesma coisa, ou melhor, são espécies similares que dividem o mesmo gênero de erva: o gênero Ocimum da família das Lamiaceae. Este fato não vem tanto em questão, mas o interessante é notar que os três respectivos nomes científicos muito explicam sobre a sua “anatomia” e fisiologia.
Ocimum basilicum  é o conhecido manjericão, aquele com a folha larga, verde escuro e brilhante. 


Em latim, a palavra basilicum quer dizer o “melhor tipo de manto” ou o “preferido tipo de vestimenta”. Presume-se que, pelo seu grande tamanho, se comparado às outras espécies de Ocimum, esta é a maior de todas e poderia, hiperbolicamente, servir de manto.
E pelo que sei este tipo tem uma qualidade superior por isso é o “preferido”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário