sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A importância de um seguro viagem(RECOMENDO)


O seguro viagem é a coisa menos importante que um viajante se preocupa quando pensa em viajar.Quando viajamos é natural pensarmos só em coisas boas, até porque ninguém é doido de ter tais pensamentos negativos, ainda mais quando estamos prestes a sair de férias em uma viagem que passamos meses programando.
 Pois não deveríamos dar menos atenção para o seguro, porque infelizmente ninguém está livre de ter imprevistos, ainda mais no exterior. O seguro é uma forma que temos de prevenir eventuais transtornos. Para um seguro viagem ser bem feito ele requer alguns quesitos importantes, porque uma cobertura tem que atender as nossas necessidades individuais.

A maior dúvida das pessoas em relação ao seguro, é sempre a mesma. Qual o melhor seguro para a minha viagem? Cada viagem requer um tipo de seguro diferente, por isso, na hora que for contratar um seguro, é muito importante informar realmente o que você irá fazer na viagem e para quais lugares irá, para ter a cobertura certa,quanto mais risco a viagem tiver, mas caro o seguro fica, como por exemplo viagens em que se irá praticar algum esporte ou para cruzeiros, que existe um seguro específico. Pode parecer uma bobagem, mas não é. 
O seguro tem se ser válido desde o dia que saímos daqui do Brasil, até o dia que retornamos. Outra coisa que temos que ficar muito atentos, são nas apólices, sei que é um saco ler, mas tem que ler, de verdade, para no caso de uso( que com certeza você não irá precisar rs) não ter aquela surpresa, do ''eu não sabia'', por isso é muito importante, mas muito importante, mesmo sendo chato. 

O bom de ter um seguro, é que além de estarmos protegidos na questão saúde, ele pode cobrir voos atrasados, perdas de bagagens entre outras coisas, mas tudo tem que estar escrito na apólice e ver suas reais condições, porque nós consumidores já cansamos de ter algum tipo de problema relacionado ao: ''eu não fui avisado, mas estava escrito''. Então preste atenção no que realmente está contratando. Eu mesma não reparava, até ver a morte daquelas turistas na Capadócia e ver o que a família passou.
Uma outra coisa a ser pesquisada, são as regras de saúde do país que estamos indo para não termos surpresas, é bom  sabermos disso antes de contratar o seguro, porque  sabemos como algumas empresas trabalham né? Elas querem vender, não importa o quê. Infelizmente.

Por exemplo, a Europa exige uma cobertura mínima de 30 mil Euros. A Europa possui um acordo, chamo de Schengen que é uma convenção entre países europeus sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países signatários. Um total de 30 países, incluindo todos os integrantes da União Europeia (exceto Irlanda e Reino Unido) e três países que não são membros da UE (IslândiaNoruega e Suíça),assinaram o acordo de Schengen. LiechensteinBulgáriaRoménia e Chipre estão em fase implementação do acordo. ( Fonte Wikipédia). Devido a esse acordo é obrigatório o uso do seguro, pode acontecer na entrada eles não pedirem, mas pode acontecer, e se acontecer eles não permitem que você entre. 

São inúmeros os problemas que podemos ter com um seguro mal feito, já vi casos de pessoas que possuíam dívidas de 500 mil Euros, em uma viagem para a Europa com seguro que não tinha a devida cobertura.
Não estou sendo pessimista gente, mas infelizmente os seguros tem que cobrir obrigatoriamente proteção de morte acidental(nem gosto de falar dessas coisas, mas fazer o quê!), invalidez permanente total ou parcial, esses tipos de coberturas básicas. Uma coisa que julgo importante, é a seguradora oferecer uma central em português, para quem não fala a língua é fundamental.

Existem cartões de créditos que oferecem seguro no caso de uma compra de passagem, mas vale conferir os tipos de cobertura, e avisa-los antes de viajar.
No caso de necessidade do uso do seguro, devemos entrar em contato com a central e fornecer o número da sua apólice. Então tire uma cópia e ande com ela.
 Apesar de nunca ter precisado usar, eu sei que o seguro funciona mais ou menos assim: 
No momento em que ligamos para a central, você informa o seu problema e se o caso não for grave, eles enviam um médico até onde você está, caso ele sendo grave, eles te encaminham para um hospital e lá é feito o necessário, mas você paga as despesas e depois eles te reembolsam, então guarde todos os papéis, e assim que voltar ao Brasil entre em contato com a seguradora.

Para quem vai alugar um carro, é importante saber se tem cobertura para terceiros, normalmente eles não cobrem. Por isso é tão importante informar todos os detalhes da sua viagem.
Bem, eu não tenho fatos para relatar de nenhum problema que tenha acontecido, graças a Deus nunca precisei usar, então não posso indicar nenhum. Mas para a Europa eu utilizei as vezes que fui o da Mic, e para os EUA e America do Sul eu utilizei meu cartão de crédito. Mas de hoje em diante eu vou dar mais importância ao seguro e antes de viajar vou deixar tudo organizado, como números de telefones e tal. 
Então é isso! Espero que nunca precisemos utilizar!
Boa Viagem e curtam bastante!

Kisses Karol Teles

Nenhum comentário:

Postar um comentário