segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

IMPORTANTE:Os benefícios dos cravos-da-índia para a saúde !



👍 Os cravos são muito conhecidos por suas propriedades medicinais. E isso porque são ricos em uma variedade de vitaminas, minerais e antioxidantes. Comer apenas dois pequenos cravos por dia pode aliviar problemas digestivos, fortalecer seu sistema imunológico assim como ajudar a combater o câncer e o diabetes!
 
 O cravinho ou cravo-da-índia, chamado cientificamente Caryophyllus aromaticus L., tem ação medicinal sendo útil no combate aos gases, alívio das dores, infecções, e ainda ajuda a emagrecer, podendo ser facilmente encontrado em supermercados e drogarias em embalagens pequenas, com preço entre 4 e 20 reais. 
 O cravo-da-índia, além de ter propriedades medicinais também é uma importante fonte de nutrientes, como vitamina A, vitamina E e beta-caroteno. Pode ser utilizado na sua forma natural para enriquecer a alimentação, ou em forma de cremes e óleos, que selecionam algumas propriedades, para o seu uso na cosmética, por exemplo.
Para que serve e como usar o Cravo-da-índia
Os principais benefícios da cravo-da-índia para a saúde são:

1. Ajuda no emagrecimento

 Ele auxilia na perda de peso, por combater os gases e consequentemente a barriga inchada. Seu uso não substitui uma alimentação com pouca gordura, estando liberada somente a saudável presente no abacate e no salmão, por exemplo, e com pouco açúcar, estando liberado apenas o açúcar natural das frutas. 

2. Melhora a digestão 

Ele também melhora a digestão e ajuda no controle da diarreia, por ativar enzimas que auxiliam o estômago e intestino. Além disso ele ainda combate a flatulência, sendo especialmente indicado para ser consumido em forma de chá depois de uma refeição contendo feijão preto, 
brócolis ou couve-flor, por exemplo.

3. Combate uma grande variedade de doenças 

Devido à sua ação antisséptica, o cravinho pode ser usado no combate às infecções causadas por bactérias, como estreptococos e estafilococos, ou por fungos, por sua ação antifúngica. Ele ainda ajuda a proteger o corpo de doenças porque combate os radicais livres, que causam o envelhecimento dos tecidos do corpo, e ainda tem ação analgésica,
que ajuda a combater a dor. 

4. Combate a impotência sexual 

O extrato de cravo-da-índia é um ótimo remédio caseiro contra impotência sexual porque ele aumenta a libido, devido as suas propriedades afrodisíacas, e ainda ajuda no controle da ejaculação, 
evitando a ejaculação precoce. 

5. Combate o mau-hálito e a dor de dente

O cravinho melhora o mau hálito, devido às suas propriedades antissépticas e aromáticas naturais. Para isso, basta mascar 1 cravinho-da-índia para notar seus efeitos aromáticos na boca. Bochechar o chá de cravo-da-índia também é uma boa solução para combater a dor de dente, enquanto se espera pela consulta com o dentista, por exemplo.  

6. Melhora a cicatrização 

Quando usado diretamente sobre a pele o óleo de cravo ou um produto fitoterápico à base de cravinho ainda facilita a cicatrização, diminui inflamações e irritações, devido a sua ação antisséptica. Esta é uma boa opção para combater pequenas fissuras anais, por exemplo.  

7. Afasta moscas e mosquitos 

O óleo de cravo contém um aroma que repele os insetos, porque seu cheiro característico é desagradável a estes. Basta esmagar alguns cravinhos e deixar num prato sobre a mesa para afastar as moscas da fruta, por exemplo. Espetar alguns cravinhos numa laranja ou num limão também é uma boa forma de afastar as moscas e os mosquitos.
 Uma outra forma de usar é adicionar cerca de 10 cravinhos em 100 m de álcool e pulverizar sobre a pele, servindo como um repelente natural, que pode ser usado até mesmo em bebês e crianças. 

8. Relaxa os músculos e combate o cansaço

O óleo de cravo-da-índia ajuda a relaxar os músculos, podendo ser usado em óleos para massagem. Devido ao seu aroma característico ele também é uma boa opção para combater a fadiga e a melancolia, melhorando a disposição para as atividades do dia a dia.
Um gel fitoterápico à base de cravinho é um ótimo analgésico para ser usado nos músculos em caso de contusões, por exemplo. 

9. Alivia a tosse e elimina o catarro 

O chá de cravo-da-índia um bom remédio caseiro para aliviar a tosse e soltar o catarro devido a sua ação antisséptica e expectorante. Para o chá pode-se adicionar 5 cravinhos em 150 ml de água e deixar ferver por cerca de 10 minutos, depois adicionar mel e tomar coado, ainda morno. 

10. Melhora as alergias 

O cravo-da-índia também melhora as alergias, diminuindo as crises de asma, por exemplo, porque tem ação anti-histamínica. 
Além disto, estes óleos podem ser usados na produção de cremes que melhoram a aparência da pele, unhas e cabelos pois limpam a pele e os folículos pilosos, evitando irritação destes locais.
Para que serve e como usar o Cravo-da-índia

Como usar o cravo-da-índia

O cravo-da-índia pode ser consumido em bolos, pães, sobremesas e caldos, mas suas propriedades são mais aproveitadas na forma de chás, que ficam ótimos quando feitos em conjunto com canela, limão ou gengibre. 
  • Para o chá: Colocar 10g de cravinho numa panela com 1 litro de água e levar ao fogo para ferver durante cerca de 15 minutos. A seguir deve deixar esfriar, coar e tomar até 3 vezes ao dia.
  • Pó: Tomar de 200 à 500 mg diluídos em água, por 2 ou 3 vezes ao dia;
  • Óleo essencial: Aplicar 2 ou 3 gotas numa bola de algodão e aplicar nas áreas desejadas. 
Preparações fitoterápicas como cremes ou géis contendo cravo-da-índia podem ser encontradas em lojas de produtos naturais e em farmácias de manipulação. 
Confira receita de desodorante natural com cravo-da-índia para o corpo.

Cuidados especiais 

O cravo-da-índia está contraindicado na gravidez, amamentação e por crianças com menos de 6 anos. Também não é recomendado em caso de gastrite ou úlcera. 
O cravo-da-índia pode causar irritação da pele e da mucosa digestiva de algumas pessoas mais sensíveis, por isto deve ser utilizado, preferencialmente, com indicação do fitoterapeuta. 
O cravinho possui uma substância chamada eugenol que retarda a coagulação sanguínea, por isso o chá de cravo-da-índia e seu extrato seco não devem ser usados 2 semanas antes de uma cirurgia programada. 

RESUMO: - Ao aumentar o número de glóbulos brancos no corpo, que nos ajudam a combater infecções, os cravos são uma das melhores coisas que podemos ingerir para o suporte de nosso sistema imunológico. - Cravos podem ser usados como um remédio para problemas digestivos, uma vez que aumentam a secreção de enzimas digestivas. - Se você estiver sentindo dor de dente ou tiver uma cárie incomodando, é só mastigar um cravinho-da-índia e eliminar a dor até que possa ir ao dentista! - Um estudo feito pelo Departamento de Ciências de Alimentos e Nutrição no Cairo, Egito, descobriu que o eugenol contido no óleo de cravo melhora a função hepática. - O eugenol, contido nos cravos, tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias! Uma maneira de aproveitar essas propriedades é usar o cravo como remédio para dor de cabeça. - Os têm elementos como flavonoides, manganês e eugenol, que promovem a saúde dos ossos e articulações. - Um estudo feito na Universidade de Buenos Aires colocou o cravo à prova contra algumas bactérias bastante sérias, como E. Coli e Staphilococcus. A pesquisa mostrou que o óleo de cravo foi eficaz em matar essas bactérias. - O extrato de cravo ajudou a parar o crescimento de tumores e até causou a morte celular em várias versões de células cancerígenas humanas. Essas versões incluíam câncer de pulmão, mama e ovário, bem como outros tipos de câncer em seus estágios iniciais. - O cravo é ótimo para pessoas com problemas de açúcar no sangue, como diabetes, porque, dentro do corpo, ele age como a insulina. O cravo ajuda a exportar o excesso de açúcar do sangue para as células, trazendo de volta o equilíbrio aos níveis de açúcar. - Os cravos contêm vitamina K, que é essencial para promover a coagulação do sangue. Isto é especialmente benéfico para quem tem problemas com sangramento excessivo devido a uma deficiência desta vitamina!👏🙏👋
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário