sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

O PODEROSO & BENÉFICO INHAME !


OBS- Deve-se evitar consumir o inhame cru,devido ao ácido oxálico ou oxalato de cálcio contido nele, assim como na taioba, espinafre e outros vegetais. 
O ácido oxálico é relativamente tóxico, dependendo da sensibilidade individual e, cozinhando,ele se degrada.

Por Glauvânia Jansen, médica naturista:

COMA INHAME
O inhame, também conhecido como cará em algumas regiões do país, é um tubérculo muito consumido no café da manhã nas regiões Norte e Nordeste do país. Bons motivos não faltam para incluir esse carboidrato na dieta, melhor ainda se for substituindo os carboidratos simples como o arroz e o pão de cada dia,veja alguns a seguir...

O INHAME LIMPA O SANGUE
É um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis. Acredita-se que foi uma das primeiras plantas cultivadas no planeta.

FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO
Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico. Curioso que a forma do inhame seja tão semelhante à dos gânglios. Ele é riquíssimo em zinco, que aumenta nossas defesas.

EVITA MALÁRIA, DENGUE, FEBRE AMARELA
A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. Aldeias inteiras morreram de malária depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios.

É MAIS PODEROSO QUE A BATATA
E tem a vantagem de ser nativo, enquanto a semente da batata é importada. Inhame dá com fartura em qualquer lugar úmido. Em vez de apodrecer na cesta, como a batata, ele brota e produz mais inhames. 
Alimento versátil e estimulante, aumenta a libido.

ECOLÓGICO
Dispensa qualquer tipo de agrotóxicos para o seu cultivo. Totalmente orgânico, saudável e ecologicamente correto.

EMPLASTRO DE INHAME "PUXA TUDO"
Furúnculos, quistos sebáceos, unhas encravadas, verrugas, espinhas insistentes, farpas ou cacos de vidro que entram nas mãos ou nos pés. Desinflama cicatrizes, elimina o sangue pisado de contusões, abcessos e tumores. Pode ser usado imediatamente após fraturas ou queimaduras para evitar inchaço e dor, e também em processos inflamatórios de hemorroidas, apendicites, artrites, reumatismos, sinusites, pleurisias, nevralgias, neurites, eczemas. Em caso de tumor no seio ou em outros lugares junto à pele é ótimo usar o emplastro de inhame durante uma semana antes de operar, pois ele vai aumentar esse tumor atraindo toda substância semelhante que houver no interior do corpo e evitar outros tumores. Serve ainda para baixar febres!

O INHAME AJUDA NO CONTROLE DE PESO
O inhame tem ação anti-inflamatória, deixando o organismo menos suscetível ao acúmulo de líquido e toxinas. Combate  dois grandes inimigos do corpo em forma: gordurinha extra e celulite!
Os hidratos de carbono e a fibra do Inhame retardam a taxa com que os açúcares são liberados e absorvidos pela corrente sanguínea.
Além disso, porque o Inhame é rico em fibras, quando ingerido dá uma sensação de saciação. E mais uma vantagem, o inhame é uma boa fonte de magnésio, um mineral que ajuda no metabolismo dos hidratos de carbono e é um co-fator de várias enzimas importantes na produção de energia e de defesas antioxidantes.

O INHAME AJUDA NA MENOPAUSA
Pode proporcionar uma alternativa natural para reposição hormonal em mulheres que tenham atingido a idade da menopausa. Ameniza cólicas menstruais e outros sintomas da tensão pré-menstrual.  Nas mulheres aumenta a fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após. 

Propriedades Terapêuticas do Inhame

 Este é um alimento medicinal dos mais fantásticos, diz Sonia Hirsch em seu livro “Boca Feliz & Inhame ”, acrescentando que este tubérculo faz com que todas as impurezas do sangue saiam através da pele, dos rins e dos intestinos.
 Não se deve esquecer que, no começo do século XX já se usava o Elixir de Inhame na cura da sífilis. No mesmo livro, de receitas maravilhosas, afirma a autora que o inhame fortalece o sistema imunológico e que, a medicina oriental recomenda o uso do inhame para fortificar os gânglios linfáticos (repare que a forma do inhame é muito parecida com a dos gânglios, pode não ser por coincidência). Quanto aos efeitos do inhame nas prevenções e tratamentos de malária, dengue e febre amarela, existe a evidência de que a alimentação com inhame permite que o corpo humano reaja neutralizando os agentes causadores dessas doenças, quando somos picados pelos mosquitos transmissores. Depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios, diz Sonia, aldeias inteiras sucumbiram de malária.

*Por tudo isso e muito mais: COMA INHAME !*

Nenhum comentário:

Postar um comentário