No dia 11 de dezembro de 2014,mais de 170 países integrantes da Organização das Nações Unidas(ONU)aprovaram uma resolução que proclamaram o dia 21 de junho como o Dia Internacional da Yoga.
Ao instituir a data, a organização afirmou que a yoga “coloca pensamento e ação juntos em harmonia”, enquanto “demonstra uma aproximação holística entre a saúde e o bem estar.”
Essa celebração representa o reconhecimento dos benefícios da prática da yoga para a humanidade e promove um estilo de vida associado ao agir de forma consciente com base em valores universais, entre os quais a não-violência.
O que é yoga?
O objetivo da yoga é conectar o corpo, a mente e a alma e promover a melhoria da saúde e do crescimento pessoal. A prática da yoga se baseia em três técnicas:
Exercícios (Asanas) – uma postura saudável aumenta a energia, a flexibilidade e mantém o equilíbrio.
Respiração (Pranayama) – o ato de inspirar e expirar de forma consciente aumenta a circulação sanguínea e reduz o consumo de oxigênio.
Meditação – acalma o pensamento resultando em um relaxamento mental.
Quais os benefícios?
A prática da yoga pode trazer vários benefícios para a nossa saúde.
1. Controle de peso:
Exercícios como Saudação ao Sol e Kapal Bhati ajudam na redução dos níveis de gordura e do mau colesterol e aumenta o bom (HDL).
2. Aumento de Energia:
Alguns minutos de exercícios ou 10 minutos de meditação pela manhã rejuvenescem e ajudam a recarregar as energias para enfrentar as tarefas do dia.
3. Flexibilidade e Postura:
A yoga fortalece e tonifica os músculos do corpo aliviando as dores decorrentes de má postura.
4. Diminuição do Estresse:
A prática elimina as toxinas do corpo, o que ajuda a liberar o estresse e a tensão.
5. Aumento da Imunidade:
A yoga ajuda a aumentar a imunidade e a melhorar a circulação sanguínea.
6. Paz e Intuição:
A yoga ajuda a acalmar a mente e leva a um estado mental mais sereno. Ela aumenta o nível de intuição e ajuda a desenvolver nossa capacidade de tomar decisões.
7. Respiração e Asma:
Praticantes da yoga têm mais chances de controlar sua respiração. Estudos realizados em alguns ashrams no exterior concluíram que pacientes yogis têm uma quantidade menor de ataques de asma, o que reduz drasticamente a dependência de remédios.
8. Pressão alta:
Estudos revelaram que técnicas de respiração e postura têm a capacidade de baixar e manter a pressão sanguínea em níveis saudáveis.
9. Alzheimer:
Já existem estudos mostrando que exercícios de yoga ajudam a elevar os níveis de ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro. Baixos níveis de GABA estão geralmente ligados ao Alzheimer. Além disso, está provado que os exercícios melhoram a tendência à letargia, outra característica ligada à doença.
10. Diabete:
Além da capacidade de reduzir a glicose, a yoga encoraja o pâncreas a produzir insulina, evitando o desenvolvimento da diabete do tipo 2.
Pessoas que apresentam quadro de esclerose múltipla, câncer, dor nas costas, artrite, enxaqueca, baixa densidade óssea, constipação e úlcera também podem se beneficiar da prática da yoga.
BÔNUS
Yoga canaliza energia positiva e, como já sabemos, energia positiva atrai coisas boas do e para o universo.
Então, que tal começarmos a praticar logo e mandar muita paz para o universo?
Ohm…
Nenhum comentário:
Postar um comentário