Desde as aulas de educação física na escola, aprendemos a importância do alongamento antes e depois das atividades físicas, pois os exercícios de alongamento fazem com que os músculos sejam preparados para receberem os estímulos que ajudam a desenvolver e tonificar a musculatura. Além disso, o alongamento relaxa os músculos fazendo com que o risco de lesões, câimbras e torcicolos seja menor, pois ele ajuda no aquecimento corporal e faz com que o músculo perca o enrijecimento e o encurtamento provocado pela falta da prática de exercícios físicos regulares. Outros benefícios do alongamento são a diminuição das dores musculares pós-treino e da melhora no desempenho durante as atividades, pois a amplitude corporal é desenvolvida durante os exercícios de alongamento. Nas mulheres, o alongamento também pode causar alívios e redução nos sintomas das cólicas menstruais, auxiliando no relaxamento mental e na diminuição do estresse diário. Melhorias na coordenação motora também é um benefício do alongamento antes e após os treinos, pois, durante o alongamento, a pessoa se concentra no movimento de apenas um membro do corpo por vez, o que facilita o seu desenvolvimento motor. Durante o alongamento, os problemas posturais também podem ser minimizados, pois ela corrige a postura em cada movimento, fazendo com que a pessoa consiga criar o hábito de manter a coluna sempre em uma posição correta, evitando, assim, vários prejuízos por conta da má postura. A prática de alongamentos também ajuda na melhora das condições cardiovasculares, ativando a circulação sanguínea de todos os membros e prevenindo contra problemas nas articulações de pernas, braços e costas. O alongamento também é utilizado na ginástica laboral, pois ele previne doenças desenvolvidas pelo esforço repetitivo de alguns músculos e articulações.
Como o alongamento deve ser realizado?
Todos os exercícios para alongamento devem ser feitos lentamente mantendo a posição indicada por 10 a 30 segundo, e depois passando para o outro movimento, sempre prestando a atenção na sua respiração, que deve ser controlada e lenta. A eficiência dos alongamentos pode ser potencializada através de um cronograma de exercícios que devem ser seguidos em ordem, trabalhando primeiro os membros superiores e, depois, os inferiores, com movimentos do centro para fora.
Acesse um vídeo com dicas importantes sobre como realizar corretamente seu alongamento antes e depois dos treinos:https://www.youtube.com/watch?v=wI7kTWJ_kPA#t=147
Nenhum comentário:
Postar um comentário