O mundo reserva muitas maravilhas, não é à toa que existe até uma publicação mostrando os 1.000 lugares que devemos conhecer antes de morrer. No entanto, curiosamente, nesta semana me deparei com uma outra lista, divulgada pela revista Time, apontando os dez lugares que precisamos conhecer antes que eles sumam do mapa.
Mas como assim? Deixe-me explicar. Como já aconteceu antes na Terra, os ambientes vão se transformando ao longo do tempo e, hoje, como o globo vem sendo mais ameaçado por rápidas mudanças climáticas, pode ser que daqui a algumas décadas, esses lugares não estejam mais disponíveis no seu roteiro de viagem.
E quer saber? Realmente valem à pena. Confiram...
1)Grande barreira de corais Australiana
A maior barreira de corais do mundo está sendo ameaçada por condições ambientais, como aumento da temperatura dos oceanos e poluição. Há estudos que apontam que ela poderia não existir mais nos próximos 100 anos.
2)Veneza, Itália
Apontada como uma das cidades mais românticas do mundo, Veneza vem afundando já há algum tempo. A quantidade de inundações severas vêm aumentando, o que poderia deixar a cidade inabitável até o fim do século.
3)Mar Morto
O Mar Morto é famoso por sua história mas, nos últimos 40 anos, já diminuiu de volume em um terço. Estudiosos acreditam que ele poderia desaparecer num curto período de 50 anos, devido ao fato que países vizinhos estão drenando a água do Rio Jordão, que alimenta o Mar Morto.
4)Parque Nacional Glacier, Montana –
Estados Unidos
O parque já teve mais de 150 geleiras nos seus arredores, mas só sobraram 25. As rápidas mudanças climáticas poderiam baixar o número para zero até 2030, como alguns pesquisadores acreditam.
5)Maldivas
Acredita-se que as ilhas poderiam estar totalmente encobertas nos próximos 100 anos se o nível dos oceanos continuar a subir. O risco é tão grande que o governo do local tem comprado terras em outros países para abrigar moradores que não tiverem mais onde morar.
6)Ilhas Seychelles
Considerado um paraíso tropical, Seychelles é formado por uma coleção de 115 ilhas. Ainda sim, elas estão em perigo por causa da erosão nas praias, depois de uma grande barreira de corais já ter sido devastada. Acredita-se que em 50 – 100 anos o arquipélago inteiro poderia estar submerso.
7)Os Alpes, Europa
Uma das regiões de ski mais famosas do mundo, os Alpes ficam numa altitude muito baixa, o que os deixa sucetíveis à mudanças climáticas. Em média 3% do gelo glacial da região desaparece por ano, o que faz com que especialistas acreditem que as geleiras possam desaparecer totalmente até 2050.
8)Magdalen Islands, Canadá
Com praias de areia cortadas por escarpas, o local é atingido por ventos fortes o que faz com que a costa sofra uma erosão de 40 polegadas por ano. Além disso, a barreira de gelo que protege a região está derretendo rápido, o que deixaria as ilhas vulneráveis ao ventos fortes, podendo causar seu desaparecimento nos próximos 75 anos.
9)Tundra Ártica
A tundra ártica é encontrada em regiões muito frias onde a temperatura não ultrapassa os -6ºC. A região também está sofrendo com mudanças climáticas, principalmente na camada de gelo que fica debaixo da terra, e que cuja destruição poderia causar graves mudanças no ecossistema local.
10)Glaciar Athabasca, Canadá
O Glaciar Athabasca é um dos seis principais braços do campo de gelo Columbia, situado nas Montanhas Rochosas Canadenses. Devido ao aquecimento do clima, este glaciar recuou mais de 1.5 km nos últimos 125 anos, perdendo mais de metade do seu volume. Atualmente encontra-se em regressão à velocidade de dois a três metros por ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário