Existem poucas pessoas no mundo que eu admire tanto quanto Bill Gates.E uma das curiosidades sobre ele,que você talvez ainda não saiba,é que o gênio fundador da Microsoft é um apaixonado por livros.
Em seu blog oficial, Gates fez uma lista com 7 livros que leu durante o ano, e que conseguiram surpreendê-lo de maneira positiva. Confira abaixo quais são essas obras:
7) A Caixa (Marc Levinson)
O livro “The Box” (ou “A Caixa, em tradução literal”) já foi eleito pela Businees Week como o melhor livros de estratégia de negócios em 2006, e tem sido comentado por empreendedores do mundo inteiro. O livro entra no contexto dramático da logística empresarial. Gates garante que do livro é excelente, e que o autor não deixa nada a desejar.
6) A ideia mais poderosa do mundo (William Rosen)
No livro “The Most Powerful Idea in the World”, William Rosen (autor da obra) ressalta a criatividade e colaboração mútua que foram capazes de dar origem a invenção que revolucionou o a humanidade, a máquina a vapor. Gates disse que o tema lhe interessa bastante, e há muito tempo ele tinha vontade de ler um livro sobre o assunto. Esse, na opinião dele, foi simplesmente fantástico.
5) Colheita da Biosfera (Vaclav Smit)
No livro “Harvesting the Biosphere”, o autor Vaclav Smit tenta examinar todas as colheitas agrícolas desde os primórdios da história. Segundo o autor, a civilização humana, ao invés de se desenvolver, tem regredido a cada ano que passa, e o preço que nossos sucessores pagarão por nossos atos são cruéis e desesperadores. Segundo Gates, o livro possui uma linguagem ligeiramente difícil, e para lê-lo é necessário um pouco mais de intelecto, ou muita pesquisa paralela, mas isso só aumenta ainda mais o excelente trabalho do autor. “Eu passei horas procurando termos utilizados no livro que eu ainda não conhecia” disse Gates.
4) O Mundo até Ontem (Jared Diamond)
O livro “O mundo até ontem” é um best seller do sociólogo Jared Diamond. Em sua obra, Jared investiga hábitos incomuns das comunidades americanas nativas e compara-os com a vida moderna, mostrando pontos de encontro onde ambas se igualam em vários aspectos que achamos que jamais poderiam se igualar. Gates disse ser um fã do autor, e possuir um bom acervo de livros do mesmo.
3) Por que as faculdades custam caro? (Robert B. Archibald)
O livro em questão oferece uma visão diferenciada sobre as faculdades norte-americanas. Para explicar o aumento do custo do ensino superior, os autores (Robert B. Archibald e David H. Feldman) inserem o setor de educação em um âmbito econômico de dezenas de anos atrás, evoluindo cronologicamente até os dias atuais, e assim explicando os altos preços das faculdades.
2) A Aposta (Paul Sabin)
No livro “The Bet” (A aposta), o autor Paul Sabin conta em detalhes como ocorreu o debate público entre Paul Ehrlich e Julian Simon em 1980. Com um toque peculiar de otimismo, o primeiro acreditava em um futuro evolutivo para a humanidade, enquanto o outro apostava que o crescimento populacional esgotaria os recursos do planeta. Segundo Gates, o autor é capaz de mostrar com fidelidade como a visão de ambos foi necessária para realizar o maior debate que o mundo já viu até hoje.
1) Números de Pobres (Morten Jerven)
No livro “Poor Numbers” (“Números de Pobres”, em tradução livre) o autor e economista Morten Jerven narra o quão desesperadoramente são corretos os indicadores sociais e econômicos de países africanos, e o que isso implica nas demais nações. Segundo Gates, o autor mostra de maneira inigualável “os dois lados da moeda”, exaltando que os números que visualizamos nas mídias são muito mais otimistas que a realidade africana.
Esses foram os livros que o grande Bill Gates leu em 2013, e gostaria que todos lessem em 2014. Segundo ele, esses livros podem não ser capazes de mudar o mundo, mas são capazes de mudar as pessoas, e essas por sua vez, são quem podem de fato mudar o mundo!!!
Espero que tenha gostado! Até a próxima...
Nenhum comentário:
Postar um comentário