Viajar barato na Europa é mais fácil do que muitos imaginam. Basta fazer as escolhas certas. Quem quer realizar aquela tão sonhada viagem e acha que o orçamento está curto ou que pode economizar e evitar custos desnecessários, saiba que um pouco de esforço e dedicação para planejar a viagem pode gerar grandes economias.
Confira vinte dicas para viajar barato na Europa:
- Comece com um bom planejamento. Quem não planeja, sempre gastará mais do que havia previsto. Comece a planejar sua viagem com no mínimo seis meses de antecedência. Pesquise, faça tabelas e compare antes de tomar decisões.
- Pesquise o roteiro- Antes de definir seu roteiro, verifique se existem voos entre os trechos escolhidos (dentro da Europa), operados por companhias aéreas de baixo custo, “low cost“, como a Ryanair, Easyjet, Aer Lingus,Norwegian. Essas companhias oferecem o melhor preço nas passagens aéreas.
- Fique atento(a) às regras e restrições de bagagem das companhias aéreas para não correr o risco de pagar multa por não respeitar as regras.
- Conheça a política de cancelamento do seu hostel ou hotel. Antes de fazer a reserva verifique qual a política de cancelamento do estabelecimento e fique atento(a) em caso de mudança de planos. Evite perder dinheiro com cancelamentos não realizados dentro do prazo.
- Câmbio – Não troque dinheiro nos aeroportos, sempre cobram as maiores taxas. Procure as casas de câmbio no centro da cidade e se possível deixe para comprar a moeda no país que irá visitar.
- Considere que o custo para viajar dentro da Europa varia entre os países. Os países escandinavos são as opções mais caras enquanto que os países do leste, as opções mais baratas. O custo de um dia em uma cidade como Oslo, na Noruega, será, no mínimo, o mesmo custo que você terá em três dias em uma cidade como Praga, na República Tcheca.
- Viaje em baixa temporada - Na Europa a baixa temporada acontece entre outubro e abril. Nessa época as passagens aéreas estão mais baratas e é mais fácil encontrar promoções e ofertas de hotéis, restaurantes, etc. Além do mais, nessa época existem menos turistas e mais europeus pelas ruas, então fica mais fácil de sentir o clima da cidade. Eu super recomendo!
- Explore os famosos “Bed and Breakfast” – Os Bed and Breakfast oferecem um ótimo ambiente cultural e aconchegante por um preço até 50% mais barato que os hotéis normais.
- Viaje com um(a) amigo(a) - Além de muito mais divertido, sempre é mais em conta. É possível dividir o quarto, o piquenique, o guia de viagem, etc.
- Evite restaurantes turísticos. Os restaurantes de bairro oferecem mais qualidade e preços justos. Peça pelo prato dia.
- Explore museus gratuitamente – A maioria dos museus oferece um dia da semana com entrada gratuita. Informe-se com antecedência e se possível, aproveite para visitar o museu nesse dia.
- Compre um passe turístico – Para quem pretende explorar as atrações turísticas da cidade, os passes turísticos são as opções mais econômicas. Por um valor único é possível visitar vários museus e parques, além de fazer tours e receber descontos em transporte, restaurantes, shows e etc.
- Faça piqueniques - Passe em uma padaria ou supermercado antes de sair para passar o dia fora. Aproveite para comprar deliciosos e diferentes lanchinhos por menos de metade do preço que você gastaria para comprar em um local turístico. Também carregue sempre a sua garrafinha de água.
- Aproveite o menu early bird e o daily special - Todos os restaurantes na Europa oferecem essas opções, que são bem mais econômicas. O early bird é um jantar servido mais cedo, normalmente entre as 17h e 19h e o daily special é como se fosse o prato do dia. O daily special nem sempre sai muito mais em conta, mas o early bird, sim. Apenas fique atento(a) para não perder a hora.
- Evite cafés da manhã em hotéis - Mesmo que seja tentador, saiba que será sempre mais caro do que tomar o café da manhã na padaria da esquina.
- Use suas milhas – Tenha um bom programa de milhas, informe-se sobre como adquiri-las e aproveite todas as oportunidades que tiver para pontuar. Pode até demorar um pouco, mas uma hora chega a momento em que é possível usar as milhas para comprar passagens aéreas e obter descontos em hotéis – e é tão bom ser recompensado(a)!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário