quarta-feira, 30 de abril de 2014

4 dicas simples que vão fazer você economizar até 33% de combustível









Que tal rodar por aí com mais tranquilidade e segurança e ainda por cima economizar até 33% de combustível? É isso mesmo. Segundo uma pesquisa realizada pela Ford, você pode economizar até um terço do combustível que gasta geralmente prestando atenção em atitudes corriqueiras do dia a dia.

4 dicas de como economizar combustível

1) Remova o bagageiro do teto

Bagageiro de teto
Sim, você sabia que carregar peso desnecessário é um dos itens que mais aumenta o consumo de combustível? Remover o bagageiro do teto pode resultar em um economia de até 20%, segundo a Ford.

2) Pesquise postos de gasolina antes de sair de casa

Posto de gasolina
Sabe aquela história de ficar rodando por aí até encontrar um posto com combustível mais barato? Não faça isso! Você pode pesquisar em casa mesmo qual é o preço nos postos mais próximos da sua casa e ir direto até ele. Apps como o Waze, por exemplo, podem ajudar nessa tarefa, fazendo com que você poupe até 7% de combustível.

3) Calibre os pneus regularmente

Pneus novos
Um pneu com a pressão abaixo do recomendado, além de reduzir a sua durabilidade, aumenta o consumo de combustível em até 4%. Por isso, não custa nada dar uma passada em um posto de gasolina para calibrar os pneus. Aproveite quando for abastecer. É de graça.

4) Remova o excesso de peso no carro

Porta-malas
Tem gente que quando sai de casa parece que leva parte dela junto no banco de trás e no bagageiro. Lembre-se de uma regra simples: quanto mais pesado seu carro estiver, maior será o consumo de combustível. Aproveite o final de semana e faça uma faxina completa nele. Você pode economizar até 2% com essa atitude simples.

domingo, 27 de abril de 2014

5 exercícios para aumentar sua força mental...



 É fácil se sentir mentalmente forte quando a vida parece simples, mas é no meio da tragédia que a verdadeira força mental aparece. Desenvolver habilidades que aumentem a força mental é a melhor forma de se preparar para os obstáculos inevitáveis de viver.
Para começar, existem cinco exercícios que você pode fazer, que vão lhe ajudar a fortalecer sua mente:

1. Avalie suas crenças fundamentais

As crenças que temos sobre nós mesmos, nossa vida e o mundo influenciam a maneira como interagimos com ele. Quem acredita que nunca terá sucesso na vida pode se apresentar mais despreparado em entrevistas de empregos e não se sair bem, tornando a crença em uma profecia que se autorrealiza.
Identifique e analise suas crenças fundamentais, procure por aquelas que são preto-ou-branco, e encontre exceções à regra. Muito poucas coisas são “sempre” ou “nunca” verdadeiras. Mudar estas crenças exige trabalho e vontade, mas mudando-as também pode-se mudar todo o curso da sua vida.

2. Gaste sua energia mental de forma sábia

Você pode gastar rapidamente sua energia mental ruminando coisas sobre as quais você não tem controle algum. Em vez de se preocupar com algo além do seu controle, foque-se em coisas nas quais você pode agir.
Dedique-se a tarefas mentais produtivas, como resolver problemas ou estabelecer objetivos. Quando pensamentos não produtivos começarem a aparecer, faça um esforço consciente para mudar para tópicos mais produtivos. Quanto mais você praticar isto, mais rápido se tornará um hábito.

3. Substitua pensamentos negativos por pensamentos produtivos

A maioria de nós não gasta muito tempo pensando sobre os nossos próprios pensamentos, mas se tornar consciente da sua abordagem (e desejar que ela seja positiva) nos ajuda a ser mais resiliente. Pensamentos como “eu nunca vou conseguir fazer nada certo” são os que devem ser cortados antes que comecem a controlar nossa vida.
Identifique os pensamentos negativos e os substitua por pensamentos mais produtivos — não precisam ser pensamentos extremamente positivos, mas devem ser realistas, como em “eu tenho algumas fraquezas, mas tenho também muita força”. Para mudar os pensamentos, é preciso monitorá-los constantemente.

4. Pratique a tolerância ao desconforto

Ter força mental não significa não ter emoções, mas se tornar consciente delas e escolher a melhor forma de responder a elas. É aceitar os sentimentos sem ser controlado por eles. E é também saber quando é mais sensato agir contrário às emoções.
Por exemplo, se a ansiedade está lhe impedindo de experimentar novas coisas ou aceitar novas oportunidades, talvez seja a hora de sair da zona de conforto e continuar se desafiando. Tolerar emoções desconfortáveis exige prática, mas se torna mais fácil à medida que a confiança aumenta.
Tente se comportar como a pessoa que você gostaria de se tornar. Em vez de dizer “eu gostaria de ser mais extrovertido”, escolha se comportar de forma mais extrovertida, mesmo que você a princípio não goste. Tolerar algum desconforto vai trazer mais vitórias, e vai ajudar a tornar sua visão uma realidade, um passo de cada vez.

5. Reflita diariamente sobre o seu progresso

Hoje em dia as pessoas se distraem e se alienam muito, mas para desenvolver força mental é preciso refletir sobre o próprio progresso, e o melhor para isto é separar um momento no fim do dia para se perguntar o que foi aprendido sobre seus pensamentos, emoções e comportamento, e considerar o que deve ser aperfeiçoado ou conquistado no dia seguinte.

O desenvolvimento de força mental é um trabalho contínuo, e sempre existe espaço para aperfeiçoamento, embora alguns dias pareça mais difícil que em outros. Refletir sobre o progresso que já houve pode reforçar sua capacidade de conquistar o sucesso que você definiu para si, ao mesmo tempo em que vive de acordo com seus próprios valores. [Forbes]

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Dicas para bloquear um celular ...vale a pena ler e aplicar!



Nos dias atuais, viver sem um smartphone é praticamente impossível. Nele você acessa a internet e tem todos seus arquivos e contatos na palma da mão. Tudo simples, rápido e com sua cara. Melhor impossível!

O problema é quando por um descuido, você perde seu aparelho por aí ou pode acabar sendo assaltado, e levarem seu aparelho, aí a coisa complica, já que havia no smartphone, acesso aberto a muitas coisas como seu Facebook, fotos de amigos e familiares, arquivos importantes e mais uma infinidade de aplicativos com acesso a internet…agora um desconhecido poderá ver parte de sua vida cibernética a um clique!
O que fazer nesses casos? Como não ter sua privacidade, arquivos e tudo mais que o seu smartphone possua, adquirido e usado por pessoas mal intencionadas? Neste artigo, vamos mostrar como você deve proceder para evitar que seu smartphone seja ´´fuçado“ por desconhecidos dando dicas para bloquear um celular roubado...

Deixe-o sempre carregado

Com o smartphone sempre com a bateria cheia, a chance de você encontra-lo é maior em caso de roubo ou perda do que um celular com baixa bateria ou nenhuma. As baterias atuais estão cada vez mais  modernas, não permitindo que viciem caso você recarregue-a várias vezes ao longo do dia.
Mesmo que  esteja com até 70% de bateria, sempre recarregue um pouco mais para evitar não encontrar seu smartphone em caso de perda ou roubo.

Bloqueio de tela com senha

Todos os smartphones bloqueiam a tela quando não estão em uso, mas para desbloquear é só deslizar o dedo para a direita ou esquerda e você tem total acesso ao celular. Para evitar que isso aconteça, comece a usar um bloqueio com senha ou com o pin do chip, que não permite que ninguém tenha acesso a seu celular se não possuir a senha.

Use um app anti roubo

Para um smartphone bem seguro, use um aplicativos anti roubo como os antivírus de smartphones  como o Avast ou AVG. Além de manter os vírus longe de seu celular, eles possuem proteção para seus app´s, arquivos, fotos e vídeos, além de informar sua localização, através do GPS. Sem dúvida um app indispensável em seu smart nos dias de hoje.

Programas para deletar todos os dados do

seu smartphone

Se seu celular ou tablet for roubado ou perdido, você pode usar o programa Cerberus, que a partir de um computador, limpa todo o cartão SD e HD do seu smartphone e bloqueia o aparelho. Esse programa é tão legal que você pode enviar mensagens de SMS e também tirar foto da pessoa que está tentando usar seu smartphone  conseguindo até a sua localização.

Use um armazenador em nuvem

Ao invés de deixar suas fotos, arquivos, vídeos e qualquer dado pessoal no smartphone, que tal mantê-los bem guardados sempre em um programa em nuvem?
Esses programas como o GoogleDrive e o Dropbox, guardam qualquer arquivo ou dado que você possua em qualquer dispositivo seja smartphone ou computador, garantindo a segurança de seus dados e a facilidade de conseguir acessá-los de qualquer lugar do mundo a qualquer hora e a um clique. Baixe o app do Dropbox ou GoogleDrive em seu smartphone e deixe todos seus dados seguros e livres das mãos dos desconhecidos. 
Author: TecnoArtigo

quarta-feira, 23 de abril de 2014

10 fatos sobre a Terra e sobre o Sistema Solar...




 O planeta Terra contém uma imensidão de elementos, de seres que a gente nem faz ideia que existe. Assim como o nosso Sistema Solar. Mas existem alguns fatos sobre eles que a gente nem fazia ideia que são como são.


1. A Rússia é maior que Plutão


AH CARA COMO ASSIM????




2. O verdadeiro tamanho da África


A África é MUITO maior que parece em mapas. Para efeito de comparação a África é maior que os 18 países a seguir: 
USA, China, Índia, França, Espanha, Alemanha, Itália, Grécia, Suécia, Noruega, Reino Unido, Nova Zelândia, Japão, México, Peru, Nepal, Bangladesh e Papua Nova Guiné.

E mesmo assim a África ainda é maior





3. Existe uma cidade chamada Okay em Oklahoma. A sigla é Okay, OK


A cidade tem 650 habitantes




4. Apenas 2% da população da Austrália vive na área amarela







5. Desde que foi descoberto, Plutão nunca deu uma volta completa ao redor do Sol


E só completará no dia 23 de março de 2178





6. As Ilhas Diomedes estão a 4 kilometros e um dia de distância


Que??? Não entendi nada!!! 
Seguinte: As ilhas Diomedes são separadas pela linha internacional de data.
Elas são conhecidas também como "Ilha de Ontem" e "Ilha do Amanhã" já que enquanto em uma ilha ainda é domingo por exemplo, na outra já é segunda. 



A Rússia e o Alasca são mais próximos que você pensava
E no meio das ilhas passa a linha internacional da data (nem sei se é essa a tradução correta pra "International Date Line"




7. Você pode voar na atmosfera da lua Titã de Saturno


A gravidade é baixa o suficiente e a atmosfera é espessa o suficiente em Titã, que anexando pequenas asas aos seus braços, você pode voar como um pássaro. A força gravitacional que é sete vezes menos e a velocidade de escape é quatro vezes inferior à da Terra. (essa eu traduzi inteira no google ficou ruim né)





8. Se um extraterrestre estiver localizado a 60 - 65 milhões de anos luz de distância da Terra e olhasse para nós com um telescópio poderosíssimo, ele não veria humanos e sim dinossauros 


Isso faz sentido, já que, em terra, só somos capazes de ver os objetos no espaço exterior que a luz chega até nós. Os dinossauros viveram no planeta por 60-65 milhões de anos atrás e sua luz / visibilidade só chegou ao local 60-65000000 anos-luz (ou 382.102 trilhões de quilômetros).

Essa eu tinha visto aqui




9. Toda a população do planeta cabe no Texas


Não haveria lugar para mais nada como estradas, parques e qualquer outra estrutura, mas sim, 7 bilhões de pessoas cabem facilmente no Texas





10. Um dia em Mercúrio são 176 dias terrestres


O planeta Mercúrio gira muito lentamente ao redor do próprio eixo e por isso um dia lá dura 59 dias, porém, um dia completo (pôr-do-sol até pôr-do-sol) dura 176 dias terrestres. Aliás, um ano em Mercúrio é mais rápido que um dia!






terça-feira, 22 de abril de 2014

METAS COMUNISTAS QUE VÊM DE LONGE !!!

 ALGUMA SEMELHANÇA COM A ATUALIDADE ?


ESSAS METAS COMUNISTAS VÊM DE LONGE...
No livro “O Comunista Nu” (The Naked Communist), de Cleon Skousen (ex-agente do FBI), são apresentadas 45 metas comunistas, a partir de 1958.

Algumas das metas:


Meta nº 28: Eliminar a oração nas escolas alegando que ela viola o princípio da “separação de igreja e estado.”

Meta nº 40: Desacreditar a família como uma instituição. 
Encorajar a promiscuidade e o divórcio fácil.


Meta nº 17: Tomar o controle das escolas. Usá-las como meios de transmissão para o socialismo... 

Suavizar o currículo. Tomar o controle das associações de professores.


Meta nº 24: Eliminar todas as leis que regem a obscenidade, chamando-as de “censura” e uma violação da liberdade de expressão e de imprensa.

Meta nº 25:
 Quebrar padrões culturais de moralidade, promovendo a pornografia em livros, revistas, filmes e televisão.

Meta nº 26: Apresentar a degeneração e promiscuidade homossexual como “normal, natural, saudável.”


Metas nº 20 e 21: infiltrar na imprensa. Tomar o controle de postos-chave no rádio, TV e cinema.


Meta nº 27: Infiltrar as igrejas e substituir a religião revelada pela religião “social”. Desacreditar a Bíblia.



The Naked Communist

Autor: Cleon Skousen
Foto: METAS COMUNISTAS  No livro “O Comunista Nu” de Cleon Skousen (ex-agente do FBI) são apresentadas 45 metas comunistas, a partir de 1958.  Algumas das metas:  Meta nº 28: Eliminar a oração nas escolas alegando que ela viola o princípio da “separação de igreja e estado.”  Meta nº 40: Desacreditar a família como uma instituição. Encorajar a promiscuidade e o divórcio fácil.  Meta nº 17: Tomar o controle das escolas. Usá-las como meios de transmissão para  o socialismo... Suavizar o currículo. Tomar o
 controle das associações de professores.  Meta nº 24: Eliminar todas as leis que regem a obscenidade, chamando-ade “censura” e uma violação da liberdade de expressão e de  imprensa.  Meta nº 25: Quebras padrões culturais de moralidade, promovendo a pornografia em livros, revistas, filmes e televisão.  Meta nº 26: Apresentar a degeneração e promiscuidade homossexual como “normal, natural, saudável.”  Meta nº 20 e 21: infiltrar na imprensa. Tomar o controle de postos-chave no rádio, TV e cinema.  Meta nº 27: Infiltrar as igrejas e substituir a religião revelada pela religião “social”. Descreditar a Bíblia.  The Naked Communist - Cleon Skousen

domingo, 20 de abril de 2014

IMPORTANTE UTILIDADE PÚBLICA CONTRA A DENGUE !




(Receita caseira)
Basta uma gotinha nos braços e outra nas pernas!

ATENÇÃO: FALA-SE QUE NO RIO DE JANEIRO ESTÃO ESPERANDO A MAIOR INCIDÊNCIA DA HISTÓRIA, DE DENGUE ESTE ANO(POSSIVELMENTE TAMBÉM EM TODO BRASIL) .
VAMOS FAZER NOSSA PARTE...

Estou repassando, por entender tratar-se de uma solução fácil para um problema que vem se arrastando e adoecendo tantas pessoas.
Com tanta chuva, está sendo impossível
controlar poças d'água e criadouros, como sabem.
Estou fazendo um trabalho de formiguinha e está dando certo.
Este repelente caseiro, ingredientes de grande disponibilidade, fácil de preparar em casa, de agradável aroma e econômico.
Em contato com pessoas, tenho notado que não se protegem, estão reclamando que crianças estão cheias de picadas.
Tenho distribuído frascos como amostra, todos estão aderindo.
Já distribuí 500 frascos e continuo...
Mas, sou sozinha, trabalhando com recursos próprios, devido ao grande número de casos de dengue, não consigo abranger.
Gostaria que a SUCEN sugerisse aos municípios distribuir este repelente ( numa emergência ) nos bairros carentes com focos da dengue, ensinando o povo para futuramente preparar e usar diariamente, como se usa sabonete, pasta de dente.
Protegeria as pessoas e ao mesmo tempo, diminuiria a fonte de proteína do sangue humano para o aedes maturar seus ovos, atrapalhando assim, a proliferação.
Não acham que qualquer ação que venha a somar nesta luta deveria ser bem vinda ?
DENGUE I (Aedes Aegypti):
Componentes:
- 1/2 litro de álcool;
- 1 pacote de cravo da Índia (10 gr);
- 1 vidro de óleo de bebê (100 ml).
Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias, agitando duas vezes ao dia (manhã e tarde);
Depois coloque o óleo corporal (pode tb ser de amêndoas, camomila, erva-doce, aloé vera).
Passe só uma gota nos braços e outra nas pernas e o mosquito foge do cômodo.
O cravo espanta formigas da cozinha e até dos equipamentos eletrônicos, espanta também as pulgas dos animais.
O repelente evita que o mosquito sugue o nosso sangue, assim, ele não consegue maturar os ovos e atrapalha a postura, vai diminuindo a proliferação.
"A comunidade toda tem de usar, como num mutirão.Não forneça sangue para o aedes aegypti !"
Ioshiko Nobukuni(Sobrevivente da dengue hemorrágica)
Uma observação da Nair Adelaide: 
Aqui em casa sempre temos este preparado. Minha filha usava quando fazia trabalho de campo para o mestrado em Biologia e tinha que passar a noite no mangue.
Quando eu faço, coloco bastante cravo para ficar mais forte. Acho que 10 gramas ainda é pouco. O óleo deve ser misturado só depois que os cravos estiverem bem curtidos no álcool e serve para fixar na pele. 
Usamos quando vamos passear, pescar ou em qualquer outra ocasião em que se faça necessário. Além de eficiente, é muito cheiroso e agradável, o mosquito desaparece!

Mortes pelo socialismo-comunismo





Por Maynard Marques de Santa Rosa

"Todos os filósofos apresentaram uma interpretação diferente do mundo. Agora, é preciso mudá-lo" (Karl Marx).

Mudar o mundo é um delírio do homem, uma pretensão da criatura que se crê acima do próprio criador.

Fruto de vaidade intelectual, certas quimeras levam tempo para serem exorcizadas. Francis Bacon acreditava que: "a ciência e a lógica podem resolver todos os problemas e ilustrar a infinita perfectibilidade do homem". Quatro séculos depois, Jung demonstrou que "a razão do homem, no fundo, nada mais é do que seus preconceitos e miopias", enquanto instintos earquétipos do seu inconsciente são legados de origem divina. E arrematou: "O racionalismo não garante de forma alguma uma consciência superior, mas tão só unilateral".

No século XX, o ideal socialista tornou-se mítico, com força sugestiva e emocional que transcende a razão. O fervor religioso alimentou a militância de fé em um determinismo dogmático, que chega ao extremo do fanatismo. Religião materialista, em lugar do céu, busca o paraíso na terra.

A fórmula socialista é artificial e autoritária, uma criação de intelectuais que ignora a experiência milenar das relações humanas. "Seus objetivos só podem ser alcançados pela derrubada violenta de toda a ordem social existente", é o que dizia, arrogantemente, o Manifesto Comunista de 1848.

Julga-se o socialista no direito de dispor dos bens alheios, amealhados honestamente, para distribuí-los a terceiros. Abomina a pluralidade natural e padroniza o comportamento das pessoas. Prega uma ordem compulsória, que elimina a consciência autônoma e transforma a sociedade em um grande rebanho a serviço do Estado, controlado por uma oligarquia de partido único. Usa como argumento a meia-verdade de que "o homem é produto do meio", para relegar o livre-arbítrio individual e o direito do mérito.

Mesmo a modalidade branda do "socialismo democrático" mantém a soberba de extinguir o direito de propriedade e expropriar o patrimônio privado – ainda que indiretamente, por meio de impostos.

O homem é um ser social e político, e a massa pensa coletivamente, de modo instintivo, como revelou a psicologia. Sendo lei natural, a evolução humana tende ao bem comum. O uso da razão na solução dos dissídios dispensa os traumas sociais gerados pelas revoluções artificiais, cujo clima abusivo só favorece os psicopatas, oportunistas e tiranos. 2

No Brasil, o poder sempre foi partilhado por interesses, não por ideias. O grupo socialista, organizado conforme as ordens religiosas e com apoio externo, tem a sua influência multiplicada desproporcionalmente. Isoladamente, não é capaz de exercer a hegemonia; mas, em composição com outros grupos partidários, chega ao ponto de impor à sociedade as aberrações de um PNDH-3.

Enquanto isso, imenso rol de problemas aguarda solução. A família, desamparada. A insegurança, alarmante. A corrupção, impune. O direito de propriedade, à míngua de garantia. A infraestrutura de transportes e, agora, a de energia, ineficientes. A gestão da saúde pública e da educação, notoriamente ineficaz. A economia, restrita por encargos tributários e outros entraves à circulação de bens e direitos. A Amazônia, subdesenvolvida e à mercê de nova cabanagem.

Na luta pelo poder, a propaganda tornou-se arma de guerra psicológica. Com a grande mídia silenciada pelos contratos públicos milionários, falta o contraponto da verdade. A motivação ideológica fomenta a divisão, postergando indefinidamente a esperança de um consenso de reconciliação nacional. Embora pouco provável um totalitarismo à brasileira, graças à autonomia dos interesses antagônicos, é inevitável a devastação e o atraso por ideias abstrusas.

Portanto, a ideologia socialista merece revisão. É um mal desnecessário, que deve ser extirpado, para o bem da justiça social e do progresso.


Maynard Marques de Santa Rosa é General de Exército, na reserva.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Vamos exercitar a mente com estes "curiosos dez paradoxos"?


 Só uma coisa: se estiver com hora marcada para alguma coisa, não discuta um desses problemas com ninguém...
A conversa certamente vai se prolongar e você vai se atrasar!

10. Grãos de areia
Um grão de areia não pode ser considerado um monte de areia, certo? Bem, considere a seguinte situação: um milhão de grãos de areia faz um monte, correto? Agora, esse monte de areia menos um grão continua sendo um monte, não é? Se tirarmos mais um, ainda assim é um monte, certo? Então, repetindo essa operação por várias e várias vezes, chegaremos ao ponto em que haverá apenas um grão de areia, e esse grão de areia será também um monte. A questão é: quantos grãos de areia fazem um monte?

9. Números interessantes
Imagine um conjunto qualquer de números naturais. Pense neles como “interessantes” (que tenham alguma característica relevante, como ser o primeiro número primo, ser o maior do conjunto, o menor, qualquer característica) e “desinteressantes”.
A premissa é a seguinte: é impossível haver números desinteressantes. Pelo seguinte motivo: suponha que você separa, em um conjunto, os números interessantes dos desinteressantes. Entre os desinteressantes, certamente haverá o menor de todos, o menor dos desinteressantes. Assim, ele tem uma característica relevante, e passa para o grupo dos interessantes. Então, o que era o segundo menor dos desinteressantes passa a ser o menor, portanto, é também relevante, e passa aos interessantes. Assim vai até que não haja mais nada no conjunto dos desinteressantes.

8. O paradoxo da flecha
Para um objeto se mover, sua posição no espaço deve mudar, certo? Pois bem, esse paradoxo do filósofo grego Zeno de Eleia (495 a.C – 430 a.C) diz que os objetos não se movem. Considere um instante como uma fotografia, cada espaço de tempo é uma fotografia na qual o objeto está parado. O exemplo usado por Zeno é o de uma flecha voando pelo ar. Se pudéssemos pegar o máximo de fotografias possíveis durante o movimento, em todas elas o objeto está parado, ou seja, ele jamais se moveu.

7. Aquiles e a Tartaruga
Mais um paradoxo relacionado aos gregos, e mais uma vez sobre movimento. Aqui a situação é essa: imagine que o guerreiro Aquiles vai apostar corrida contra uma tartaruga. Aquiles dá à tartaruga uma vantagem de 30 metros. O paradoxo diz que Aquiles jamais conseguirá ultrapassar a tartaruga, pela seguinte razão: Quando Aquiles percorrer esses 30 metros, a tartaruga terá percorrido, digamos, 3 metros. Assim, quando Aquiles chegar aos 30 metros, que foi o ponto inicial da tartaruga, ele terá ainda que percorrer a distância que o separa da tartaruga para alcançá-la. Quando ele percorrer esses 3 metros adicionais, no entanto, ela já terá percorrido mais um metro, por exemplo. Se seguirmos essa lógica, Aquiles nunca poderá ultrapassar a tartaruga. Porque, sempre que ele chegar ao ponto em que a tartaruga estava quando ele atingiu o ponto anterior dela, ela já terá andado um pouquinho mais.

6. O paradoxo da indecisão
O paradoxo original é de autoria, segundo consta, de Aristóteles, mas foi “oficializado” pelo filósofo Jean Buridan no século XIV. Eis a história: um burro, quase morrendo de sede e fome, encontra, ao mesmo tempo, uma tigela de água e um monte de feno. Indeciso, ele fica ponderando sobre qual a decisão a tomar: se mata primeiro sua sede para então matar a fome, ou vice versa. Ele morrerá de ambas as coisas antes que consiga tomar uma decisão final.

5. O enforcamento surpresa
Um homem condenado à forca é sentenciado da seguinte forma: ele será executado em um dos dias de semana seguinte (um dia de semana), ao meio-dia, mas será uma surpresa. O juiz afirma que ele não saberá qual o dia do enforcamento até o instante em que, ao meio-dia, o carrasco baterá à porta de sua cela. Ao ouvir isso, o condenado começa a refletir, e chega a uma maravilhosa conclusão: ele não poderá ser executado! Pelo seguinte motivo: ele começa concluindo que o enforcamento não pode ser numa sexta. Se ele não acontecer até quinta, significa que só poderia ser na sexta, ou seja, não será uma surpresa para ele. Assim, o enforcamento só pode acontecer entre segunda e quinta. Daí, ele usa o mesmo raciocínio: se chegar quarta-feira à noite e ele não for executado, não poderá mais. Porque sexta é impossível, e quinta, sabendo disso, não será também uma surpresa. Com quinta-feira descartada, só lhe restam segunda, terça e quarta, e o mesmo raciocínio é aplicado, até que o enforcamento não possa acontecer. Confiante, ele vai para a cela convencido de que não poderá ser enforcado. Quarta-feira, ao meio-dia, o carrasco bate à porta. Como ele estava crente que não seria executado, foi uma surpresa: o juiz não mentiu.

4. O barbeiro
Imagine uma pequena cidade aonde há apenas um salão de barbearia. Nem todos os homens da cidade vão ao barbeiro, assim, a população masculina da cidade pode ser dividida em dois grupos: os que se barbeiam sozinhos e os que vão ao barbeiro. Logo, assumimos que o barbeiro faz a barba de todos os homens que não barbeiam a si mesmos, certo? Mas aí caímos no seguinte paradoxo: o barbeiro faz ou não faz a sua própria barba? Se não fizer, ele (como “consumidor”) deve fazer a própria barba, ou seja, ele faz a sua barba! Mas se ele faz a própria barba, sua pessoa (como consumidor) entra no grupo dos que não fazem a própria barba (por isso vão ao barbeiro). Assim, se ele faz a própria barba, ele não faz a própria barba! Pense, pense…

3. A imortalidade de Zeus
Epimênides (cerca de 600 a.C) assegurava que Zeus era imortal. E afirmava isso com o seguinte poema:
Formaram uma tumba para ti, ó santo e elevado
Os cretenses, sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos!
Mas tu não és morto, tu vives e permaneces para sempre,
Pois em ti vivemos, nos movemos e temos nosso ser.
Ele chamava todos os cretenses de mentirosos. Mas ele próprio também era cretense. Assim, surge o paradoxo: se todos os cretenses são mentirosos, ele também é. Mas ele disse que todos são mentirosos. Se ele também é, isso é uma mentira, então todos são verdadeiros. Mas se todos são verdadeiros, ele também é (porque é um cretense). Mas ele disse que todos são mentirosos… e assim continua até você desistir de achar a solução.

2. O pagamento de Protágoras
O Filósofo Protágoras (492 a.C) estava instruindo um discípulo, Euatlo, a arte da retórica e argumentação, para falar aos tribunais. Para comprovar a eficácia dos ensinos de Protágoras, eles fizeram o seguinte acordo: se Euatlo vencesse seu primeiro caso no tribunal, ele pagaria o preço do ensino a seu mestre; caso contrário, não pagaria. Aí, Protágoras fez o seguinte: processou Euatlo pedindo a quantia estipulada. Protágoras afirmou que ele seria pago de qualquer jeito. É claro, se Euatlo fosse derrotado no tribunal, teria que pagar a indenização, mas se vencesse, pagaria o preço de acordo com o trato feito. Aí, Euatlo replicou, dizendo o contrário: que não poderia pagar de jeito nenhum. Ora, se vencesse o julgamento, este dizia claramente: Euatlo não deve pagar Protágoras. Por outro lado, se Protágoras vencesse o caso, Euatlo não deveria pagá-lo, porque o acordo diz que Euatlo só precisa pagar seu mestre se vencer no tribunal.

1. O conflito
O que acontece quando uma força irresistível encontra um objeto irremovível? Não há solução, certo? Pelo menos uma dessas duas coisas não pode existir. Como um exercício de lógica, esse raciocínio poderia ser considerado. Do ponto de vista físico, no entanto, é inconcebível. Por um lado, até mesmo uma força minúscula causa alguma aceleração em um objeto. Por outro lado, uma força irresistível iria requerer energia infinita, e isso não existe no universo.

BÔNUS: A finitude do Universo
Esse é para ficar pensando até enjoar. Fala sobre até onde chega a nossa visão do universo. Compare o espaço sideral (e considere ele como aquilo que nós vemos ao olhar para o céu à noite) com um campo de girassóis, por exemplo. Se o final desse campo de girassóis está além da sua visão, o que você vê? Bem, no começo você consegue ver cada girassol individualmente, mas à medida que a visão vai se afastando você passa a ver somente uma massa amarela, não é? Agora pense no universo: também não existem inúmeras estrelas além da Terra, todas elas emitindo uma luz branca? Se for assim, porque também não vemos uma massa completamente branca no céu?
Por isso, foi criada a teoria de que, de qualquer ponto do planeta, a nossa visão vai até a superfície de cada estrela. Assim, o que nós enxergamos ao olhar para o céu é um conjunto de incontáveis visões, cada uma delas indo até a superfície de determinada estrela (se todas elas se prolongassem pelo infinito, não deveríamos ver uma massa branca?). Mas a questão que permanece é: como isso pode ser verdade? Como é possível enxergar cada estrela somente até onde ela começa, e não além disso?